quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DROGAS




O QUE É...SUBSTÂNCIA PSICOATIVA?


É toda e qualquer substância que age no cérebro, modificando o seu funcionamento, alterando o humor ou o comportamento.
Portanto, dentro deste grupo de substâncias existem:


1. medicamentos;
2.substâncias de aplicação na vida diária moderna;
3.substâncias que se transformaram em hábitos sociais do ser humano;
4. um grupo de drogas que ocasionam abuso e dependência e são ilegais.
O álcool e o tabaco são socialmente aceitos, assim como o uso de medicamentos prescritos pelos médicos ou, até recomendados por conhecidos. No entanto, é mal vista a mudança de comportamento produzida por qualquer das drogas legais.
Por outro lado, existem substâncias que não têm utilidade médica e são ilegais. Em geral, são substâncias que mudam mais intensamente o comportamento das pessoas e por serem ilegais podem alterar também a forma de vida dos indivíduos.

O QUE É...DROGA DE ABUSO?

Droga de abuso é qualquer substância ou preparação, com pouco uso médico usada primariamente pelos seus efeitos prazerosos, exóticos ou estimulantes. Dentre elas temos: o tabaco e o álcool, que são drogas sociais por excelência; os inalantes, a maconha, a cocaína, o LSD, a mescalina e extratos de cogumelos que são drogas ilícitas, substâncias que só devem ser usadas sob receita médica, como moderadores do apetite, estimulantes, calmantes, entre outras que também passam a ser drogas de abuso, quando utilizada para outros fins ou em excesso.
O abuso de drogas ocorre quando um indivíduo usa repetidamente uma droga, apesar de saber do problema social, de trabalho ou de saúde gerado pelo uso da droga. O uso freqüente de drogas em situações perigosas, como dirigir ou operar máquinas quando intoxicado também caracteriza abuso de drogas.

QUAIS SÃO OS SINAIS DE DEPENDÊNCIA?


Depois da primeira dose a pessoa sente vontade de repetir, mesmo quando prometeu só usar "um pouquinho".
Gasta muito do seu tempo para conseguir, usar ou se recuperar do uso da droga.
Se apresenta intoxicado (sob efeito da droga) ou com sinais de "falta" da droga nos horários em que deveria estar produzindo (exemplo: falta ao trabalho porque usou a droga ou porque precisa procurar a droga para se sentir "bem").
Se afasta da família, do trabalho ou dos divertimentos para ficar usando a droga sozinho ou com outros usuários da droga.
A pessoa não pára de usar a droga mesmo quando sabe que esta está lhe fazendo algum mal (saúde, psicológico ou social) porque usa há muito tempo ou em quantidades muito altas.
Ocorre tolerância, ou seja, a pessoa precisa usar maior quantidade da droga para sentir o mesmo efeito das primeiras vezes.
Se a pessoa parar de usar ou diminuir a quantidade da droga aparecem sintomas de abstinência, ou seja, o organismo "sente falta" da droga.
A pessoa usa a droga para não apresentar ou para diminuir os sintomas da abstinência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário